terça-feira, 12 de outubro de 2010

Estrutura do cabelo com ênfase em coloração

Parte 1

A ESTRUTURA DO CABELO
A estrutura dos cabelos é formada por três partes concêntricas:
A CUTÍCULA (parte externa)
A MEDULA (centro)
O CÓRTEX (a verdadeira estrutura)

A CUTÍCULA – E’ a parte externa. E’ formada de células planas ou escamas que se posicionam como telhas de um teto.
A MEDULA – E’ a estrutura central do cabelo, parecida com uma coluna, com uma densidade celular baixa. A Medula tem uma importância relativa em comparação com as outras partes que compõem o cabelo, porque influi muito pouco no comportamento físico e químico da fibra.
O CÓRTEX – Estas células contém os pigmentos que causam a origem da cor natural dos cabelos. O Córtex representa até 90% do peso natural da fibra.

ORIGEM DA COR DO CABELO
A coloração natural dos cabelos é devida a particulares pigmentos presentes no interior da fibra capilar. Tais pigmentos absorvem os raios luminosos e são responsáveis pelas variações de cor.
Em geral os pigmentos de melanina podem dividir-se em dois grupos:
Os PIGMENTOS GRANULADOS cuja cor varia do preto até o vermelho escuro ( são os que causam as cores escuras dos cabelos).
Os PIGMENTOS DIFUSOS que variam do vermelho intenso ao amarelo pálido (são os que causam as cores claras dos cabelos).
Juntos estes pigmentos em diversas quantidades, concentração e distribuição, contribuem para a visão das mais variadas cores de cabelo.
A cor do cabelo varia com o tempo, geralmente escurece com a idade e progressivamente aparecem os cabelos brancos.
Em geral os cabelos brancos aparecem entre 40/50 anos, variando bastante de pessoa para pessoa. Com o passar do tempo a formação dos pigmentos diminui devido a interrupção da produção de melanina. Provavelmente tal interrupção tem origem de caráter fisiológico e genético, podendo assim surgir a necessidade de cobrir os cabelos brancos.
Se desejar cobrir os brancos tem-se que recorrer à COLORAÇÃO ARTIFICIAL. Hoje em dia existem várias técnicas em tal sentido.


COLORIMETRIA

É A CIÊNCIA QUE ESTUDA A DETERMINAÇÀO DAS CARACTERÍSTICAS DA COR.

Apenas uma pequena parte das radiações emanadas pelo sol é percebida pelos nossos olhos. A luz que chega do sol é branca e sejam as ondas visíveis ou invisíveis, são classificadas em uma única escala de valores.
Podemos comparar o olho humano a um rádio receptor e o sol a um rádio transmissor.
Qualquer objeto atingido pela luz se comporta como um espelho, absorvendo ou refletindo parcialmente ou totalmente os raios provenientes do sol.
O conceito de cor é SUBJETIVO e não objetivo. Cada indivíduo tem uma percepção particular da cor.
Quando um objeto absorve todas as radiações o olho vê uma cor preta e quando um objeto reflete as radiações o olho vê uma cor branca.
Na coloração estética, conhecimentos técnicos e sensibilidade ajudam na escolha das cores mais apropriada para o (a) cliente, de qualquer maneira trata-se de uma questão SUBJETIVA

Click no link Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário